Gestão Empresarial

Gestão de Processos Administrativos e Financeiros
Em Gestão Empresarial, desenvolvemos a Gestão dos Processos Administrativos e Financeiros, iremos fazer a gestão empresarial realizando estudos sobre a viabilidade do negócio através da análise da estabilidade da empresa e capacidade de geração de lucro, as quais podem ser medidas através da análise dos seguintes desempenhos:
- Faturamento
- Custos Variáveis
- Custos Fixos
- Margem de Contribuição
- Lucro Operacional
- Preços de Vendas
- Fluxo de Caixa
Analisamos a Geração de Valor da empresa, uma vez que aumento de faturamento e novas mobilizações não representam necessariamente um crescimento em sua essência.
Índice Econômicos
Utilizamos medidores de desempenho para mensurar o desenvolvimento econômico da empresa, além disso, compõem a fase de gestão e administração de processos financeiros.
- Liquidez: avalia a capacidade de pagamentos da empresa para fazer frente as suas obrigações
- Endividamento: avalia a representatividade do volume de obrigações (capital de terceiros: fornecedores, bancos, …) comprometidos frente ao capital próprio da empresa
- Rentabilidade sobre vendas: demonstra a relação do lucro operacional com as vendas realizadas
- Atividades: prazos médios: avalia o número médio de dias que a empresa leva para receber o valor de suas vendas e também para pagar seus fornecedores.
Gestão de Contas a Pagar e Receber
A Gestão de contas a pagar e receber, incluindo a Gestão de tesouraria observando normas e procedimentos da empresa a partir de ferramentas de trabalho adequadas e de acordo com a legislação específica, que compõem a fase de administração de processos financeiros.
Gestão de Compras
A Gestão de Compras voltada para obter com eficiência os materiais certos, nas quantidades corretas, com entregas na data certa e com os preços mais vantajosos para a empresa.
É uma atividade fundamental para o bom gerenciamento e sucesso da organização, porque, ela tem consequências diretas no lucro da empresa e compõem a fase de administração de processos financeiros.
Gestão e Análises de Riscos Financeiros
Fazemos a Gestão e Análises dos Riscos Financeiros que compõem a fase de administração de processos financeiros, consiste na avaliação das incertezas relacionadas às operações financeiras de uma empresa, estes riscos incluem da gestão do fluxo de caixa até a alocação de recursos em investimentos.
O objetivo desta análise de riscos financeiros é auxiliar na tomada de decisões pelos Diretores da empresa no sentido de evitar riscos indesejáveis ou criar planos para minimizar seu impacto sobre as contas da empresa.

Gestão Empresarial
- Riscos Financeiros
Os riscos financeiros têm relação com as operações financeiras de uma organização.
Incluem os riscos provocados por uma má administração dos fluxos de caixa, ligados a retornos abaixo do esperado nas transações financeiras e nos investimentos. As possíveis causas desses riscos:
- Administração financeira inadequada
- Endividamento elevado
- Exposição a variações de câmbio ou de taxas de juros
- Operações de mercado ou investimentos com alto grau de incerteza sobre seus retornos
- Baixa qualidade das informações que pautam a tomada de decisão
- Risco de Mercado
São os riscos provocados por possíveis oscilações em preços e cotações. É o risco a que está exposto, por exemplo, ao importar insumos para produção, cotado em moeda forte (Dólar ou Euro p.ex.), mas que comercializa o produto no mercado nacional. Portanto, uma queda brusca na cotação na moeda local, poderá afetar sua capacidade de pagamento, além disso, comprometer a liquidez da empresa.
- Risco de Crédito
São os riscos que tem o credor de não receber um dinheiro que lhe é devido ou de o pagamento ser feito com atraso.
Esse risco atinge além de Bancos, também as indústrias, o comércio e outros negócios que vendem a prazo. Portanto, empresa que recebe por meio de boletos está exposta ao risco de o comprador de seus produtos não pagar a mercadoria após o recebimento expondo, além disso, a um problemas e liquidez comprometendo seu Fluxo e Caixa.
- Riscos de liquidez
O risco de liquidez corresponde à possibilidade de a empresa não conseguir arcar com os seus compromissos, portanto, uma das causas possíveis é a má gestão do fluxo de caixa.
Contas com prazos que não coincidem com as previsões de entrada de caixa, podem fazer a empresa não ter dinheiro para pagar o que deve no momento do vencimento, porque podem provocar inadimplência perante seus credores.
- Riscos operacionais
O risco operacional corresponde a perdas geradas por falhas provocadas em manutenção preventiva, treinamento específico, sistemas e eventos externos que afetem as operações da empresa.
É o caso dos defeitos em equipamentos, uso de sistemas de informática obsoletos, baixa qualificação de funcionários. Para medir de maneira confiável dependerá, portanto, de um bom banco de dados onde esteja registrados falhas destas natureza, além disso, registrado em sistema esses apontamentos.