Nesses meus anos de consultoria tive várias experiências com esse assunto, a modelagem financeira e seus benefícios, acredito que é importante você considerar para o seu negócio também.
1. O que é a Modelagem Financeira?
A modelagem financeira é uma ferramenta de planejamento financeiro e estratégico que utilizamos para fazer projeções sobre o desempenho de uma empresa, investimento ou segmento de negócio, tendo como base os dados históricos, incluímos premissas previamente definidas sobre o cenário atual e as possíveis projeções econômicas e financeiras que poderão ocorrer tendo como parâmetro o cenário atual.
É utilizada por Diretores e CEO, gestores, investidores, analistas e profissionais do mercado financeiro mapear um determinado negócio e tomar decisões, avaliar riscos, definir o valor do negócio, planejar estratégias e a estruturação de simulares de cenários, seja para captar recursos de crédito ou definir sobre um investimento a ser realizado.
2. Quais os benefícios?
Um dos principais benefícios é que pode ajudar a atrair capital para uma empresa, seja por meio de empréstimo, de um sócio ou mútuo conversível. Permite demonstrar o potencial que a empresa tem na geração de caixa e retorno aos acionistas e investidores, através da montagem do tripe: Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultado Econômico e Demonstração de Fluxo de Caixa.
Através do Valuation que acompanha esta modelagem, compara o valor presente da empresa com o valor atual de mercado em seu benchmark, e analisar se a empresa está sendo negociada por um valor equivalente ou não.
3. Onde a Modelagem Financeira pode ser aplicada?
Além do seu uso para mapear um determinado negócio, é também utilizada para auxiliar na realização de operações de fusões e aquisições (M&A). A modelagem financeira também é utilizada por investidores de Private Equity, que é quando ocorre a compra de participação numa empresa com potencial de crescimento ou que precisa de reestruturação, nesse caso uma alternativa é o mútuo conversível.
Os Fundo ou Investidores de Private Equity usam essa modelagem financeira para analisar as oportunidades de investimentos, avaliar os riscos e retornos envolvidos, definir as estratégias de saída e monitorar o desempenho das empresas investidas.
Esse é um assunto complexo e requer conhecimento técnico e prático, mas como disse, muito importante para as organizações.