Marcos Ferrari

Consultor Financeiro

Maximização no valor da empresa: Entenda as decisões financeiras de investimento, financiamento e dividendos

Entenda com estas 3 decisões financeiras importantes maximizam o valor da sua empresa e os métodos que podem ser utilizados para calculá-las.

Índice

Para que se possa atingir a maximização no valor da empresa, três decisões são fundamentais para a administração financeira.

1. Decisão de Investimentos

A decisão de investimento envolve a escolha dos projetos mais rentáveis e que agregam valor à empresa.

TIR e TMA

Um método, a TIR ou taxa de retorno, que é a taxa de desconto dos fluxos de caixa futuro que irá igualar o valor presente líquido a zero. Porém para definir o quanto o projeto é atrativo é necessário comparar com a taxa mínima de atratividade (TMA), ou seja, a taxa de retorno exigida pelo investidor para selecionar em qual projeto irá aportar seus recursos.

A TMA representa o custo de oportunidade do capital investido, ou seja, uma comparação de o quanto o investidor deixará de ganhar se estivesse em outra alternativa.

Regra básica:
1. TIR maior que a TMA, o projeto deve ser aceito, pois ele gera um retorno superior ao custo de oportunidade.

2. TIR menor que a TMA, o projeto deve ser rejeitado, pois ele gera um retorno inferior ao custo de oportunidade.

3. TIR igual à TMA, o projeto é indiferente, pois ele gera um retorno igual ao custo de oportunidade.

VPL

Outro método, o VPL (valor presente líquido), p.ex., que é uma medida utilizada para avaliar a viabilidade de um projeto de investimento, irá calcular o valor atual de um fluxo de caixa futuro descontada a uma taxa de juros definida pelo comportamento de mercado na ocasião da análise, conforme estiver o comportamento de mercado e indicativos macroeconômicos na ocasião.

Para calcular o VPL é preciso ter algumas definições:

1. Os fluxos de caixa definido: entradas menos as saídas.

2. Definir qual taxa de desconto será utilizada.

3. Calcular o VPL de cada fluxo.

4. Somar todos os VPL.

5. O resultado subtraindo o investimento inicial, será resultado do projeto.

5.1 – Se for positivo mostra que o projeto é rentável

5.2 – Se for negativo mostra um projeto inviável

Payback

Um terceiro método, o Payback, conceito usado que indica o tempo necessário para recuperar o investimento no projeto no tempo, prazo este que os fluxos de caixa a valor presente igualam ao investimento inicial. Avalia a rentabilidade e ou risco de um projeto.

Pode ser calculado pelo método simples e descontado, é utilizado o método simples que não considera o valor do dinheiro no tempo e que ao contrário do método descontado é calculado com base nos fluxos descontados. Já o método descontado irá considerar os Fluxos de caixa descontado para chegar ao período que indicará o prazo que irá igualar os fluxos.

Porém para ter uma conclusão de menor risco é necessário avaliar os 03 métodos TIR, VPL e Payback conjuntamente.

2. Decisão de Financiamento

A decisão de financiamento envolve a definição de qual será a melhor combinação de fontes de recursos, sejam próprios ou de terceiros, para financiar os investimentos.

Essa decisão irá afetar a estrutura de capital da empresa entre a proporção de capital próprio e de terceiros, que irá impactar no custo de capital da empresa, o risco financeiro, grau de alavancagem, valor de mercado e ainda a lucratividade.

A melhor combinação de fontes de recursos irá depender de vários fatores:

1. o tipo de projeto, qual segmento, oportunidade mercado, oferta x procura

2. Barreiras de um novo entrante no mercado

3. o prazo de retorno, Payback

4. a disponibilidade de recursos, o custo de cada fonte

5. taxa dos impostos, a política de dividendos

6. as expectativas dos investidores, com relação a TMA e TIR esperada

7. as condições do mercado financeiro, a que custo será feito a capitação ou recursos próprios

Não há uma fórmula única para determinar a estrutura de capital, pois é uma decisão que afeta a relação entre a estrutura de capital e o valor da empresa. As oportunidades de cada segmento que está em alta são determinantes para definir o grau de alavancagem e a valorização após concluído o investimento.

Presenciei situação em que a valorização da empresa (Valuation) foi superior a 05 vezes após concluído e implementado o projeto, comparando com valor de mercado anterior ao Investimento.

3. Decisão de Dividendos

A decisão de dividendos envolve a fração do lucro que será distribuída aos acionistas e a fração que será reinvestida na empresa.

Essas decisões devem ser tomadas de forma integrada e alinhada com os objetivos estratégicos traçados no Business Plan da empresa, que irá buscar a maximização do seu valor de mercado e a sua competitividade, reflete a política de dividendos da empresa, e a forma como a empresa remunera os seus acionistas e retém os seus lucros.

A política de dividendos deve considerar o nível de lucratividade, a necessidade de financiamento, a preferência dos acionistas, o comportamento de mercado, a projeção dos ganhos esperados.

Os dividendos podem ser em dinheiros, em ações, extraordinários, ou também em ativo fixo como p.ex. propriedades, entre outros.

Vantagens e Desvantagens:

1. Os dividendos em dinheiro são os mais comuns e simples, mas podem reduzir a liquidez da empresa e gerar impostos para os acionistas

2. Os dividendos em ações são uma forma de aumentar o número de ações em circulação, sem reduzir a liquidez da empresa, mas podem diluir o valor das ações e o lucro por ação.

Não há dúvidas que decisão sobre a distribuição dos dividendos é uma decisão estratégica e deve estar alinhada com o Business Plan da empresa, deve ser alinhada com os objetivos de longo prazo. Uma boa política de dividendos pode aumentar o valor da empresa, atrair investidores e gerar confiança e credibilidade do mercado financeiro.

Não deixe de acompanhar a rentabilidade e o retorno financeiro dos investimentos de sua empresa, pois eles são essenciais para o sucesso do seu negócio satisfação dos acionistas.

A Finances Consultoria está preparada para orientar e assessorar essas três decisões financeiras  importante e estratégicas na tomada para a empresa: investimento, financiamento e dividendos. Fale conosco.

Compartilhe este artigo:

Outros Artigos que podem te interessar: